Logotipo
No início dos tempos, o logotipo foi criado pela necessidade de marcar território e dizer "eu existo, eu estou por aqui"...
A medida que o desenvolvimento foi acontecendo, além de marcar territórios, ele passou a ser usado também para marcar as produções e assim diferencia-las dos seus concorrentes. Foi assim que tudo começou e se perpetuou.
De marca que representava um produto a que representava uma história, o logotipo se manteve com seu objetivo ancestral de mostrar que algo que é único, que tem personalidade e que pertence a alguém.
Como curiosidade, a primeira marca a ser registrada no sistema de patentes dos Estados Unidos, foi a do Presunto Endiabrado de Underwood, criada em 1870, modificada ao longo das décadas e usada até os dias de hoje.
Hoje a expressão gráfica de uma marca deve ser o resultado de uma ampla análise sobre a empresa, seus valores, a definição clara do posicionamento estratégico de produtos e serviços, entre outros, além de considerar a facilidade de reprodução em diferentes mídias e diversas formas de aplicação. (design gráfico)